Shinsei (Postura)
Existem dois tipos de postura no judô Shisentai, que é a postura natural do corpo e Jigotai, que é a postura defensiva
Shintai (Movimentação)
Aiumy-ashi, andando normalmente. Suri-ashi, andando arrastando os pés. Tsugi-ashi (apenas em katas), que anda-se colocando um pé a frente e arrastando o outro, sem ultrapassar o primeiro.
Tai-sabaki (Giros do corpo)
Pode ser: Mai-sabaki
(para frente), Ushiro-sabaki(para trás) ou Yoko-sabaki(para os lados)
Kumi-Kata (Pegadas, formas de pegar)
Existem inúmeros tipos de pegadas, sendo apenas proibida a pegada por dentro da manga e por dentro da barra da calça. A pegada pode ser feita no eri (gola), sode(manga) e no chitabaki(calça) Pode ser de direita (migui) ou de esquerda (hidari). Variando entre canhotos e destros, embora para algumas projeções se use a pegada de lado contrário ao qual se vai atacar.
Ukemi (amortecimento de quedas)
São 10 no total, sendo 3 para trás, 2 para frente, 3 para os lados e 2 rolamentos.
JUDOGUI

É o uniforme utilizado na prática do JUDO. E deve ser mantido limpo e em bom estado.
Não é o kimono, kimono quer dizer roupa. Já judogui é a roupa para a pratica do judô, de cor tradicional branca, atualmente a cor azul tem sido aceita e até essencial para destinguir os participantes de uma competição (o que antes era feito com uma segunda faixa a cada participante uma de cor vermelha e outra de cor branca).
O judogui é composto por:
(WAGUI) BLUSA
(ERI) LAPELA
(SODE) MANGA
(OBI) FAIXA
(CHITABAKI) CALÇA
O casaco deverá ter comprimento suficiente para cobrir os quadris e deverá ser amarrado á cintura pela faixa.
As mangas deverão ser folgadas e suficientemente compridas para cobrirem mais das metades dos antebraços e deverão ter aberturas de 3 a 5 centímetros entre os punhos (bocas das mangas) e as partes mais largas dos antebraços.
As calças deverão ser folgadas e suficientemente compridas para cobrirem mais das metades das barrigas da perna e deverão ter de 5 a 8 centímetros entre as partes inferiores.
A primeira coisa que deve-se aprender é como vesti-lo e amarrar a faixa em volta da cintura.
A faixa deverá ser amarrada com um nó duplo (veja esquema na página "Como amarrar a Faixa")
e suficientemente apertado para impedir que o casaco venha soltar-se e deverá ter um comprimento tal que, dando duas voltas em torno da cintura, deixe duas pontas livres de 20 a 30 centímetros a partir do nó.

COMO DOBRAR O JUDOGUI:

Nenhum comentário:
Postar um comentário