quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Livro Sanshiro Sugata – A saga do Judô
É com grande entusiamo que anunciamos aos fãs do Judô que o livro Sanshiro Sugata está novamente disponível para a venda.

A versão brasileira do clássico japonês de 1942, do autor japonês Tsuneo Tomita (filho do primeiro aluno de Jigoro Kano) que conta a saga de Sanshiro Sugata, foi traduzida e publicada para o português graças aos esforços da AKOBRACE, Japan Foundation, entre outros.

Este livro que se passa na era Meji é um “best seller”, que inspirou ninguém menos que Akira Kurosawa, em 1943, a realizar seu primeiro filme o também Sanshiro Sugata, sucesso de bilheterias no Japão da época.

O protagonista Sanshiro Sugata, personagem fictício (talvez inspirado em Shiro Saigo, discípulo de Kano) e detentor do poderoso e temível yama-arashi, é um jovem valente e destemido que encara a vida com muita seriedade e que demonstra que os valores morais e espirituais não podem ser alterados, ele é o protótipo do herói romântico que no decorrer da estória ilustra os princípios éticos do Judô.

O livro se passa numa época de transição social e econômica para a sociedade japonesa de castas, onde teve lugar não só à abertura dos seus portos aos estrangeiros e por que não dizer também a uma tsunami de novos costumes, culturas, estilos, comportamentos e modo de vida ocidentais.

A sociedade japonesa sofria com a mudança de paradigma e tentava se adaptar com muito esforço à perda de sua identidade e de seus valores. Mais do que mudanças no modo de vestir, de agir e de se comportar, havia uma revolução cultural e um choque entre os antigos valores e os recém importados do ocidente. Os antigos valores do Japão feudal dos shogunatos, os ideais do bushidô, bem como a imagem do samurai passam a ser considerados ultrapassados e inadequados. Assim como duas artes marciais símbolos da cultura japonesa: o “Kenjutsu” e o “Jujutsu”.

Neste cenário incertezas, de perda de valores e mudanças drásticas, um jovem professor formado em Letras pela Universidade Imperial de Tóquio, opõe-se a estas mudanças e à marginalização dos valores éticos e tradicionais das artes marciais japonesas. Propunha-se a preparar os jovens dando-lhes uma educação física, moral, intelectual e espiritual equilibrada para construir personalidades dignas de servir de base ao progresso da nação e continuar o legado dos samurais. Estudioso e hábil praticante do Jujutsu, ele aprimora os movimentos e golpes da luta. Shogoro Yano (personagem que representa o sensei Kano no livro) transforma a arte (“jutsu”) em caminho (“do”). Um caminho que ajudaria, com suavidade, a conduzir o Japão a renascer moderno e unificadado no final do século XIX.

Os personagens da obra são fictícios, porém inspirados em pessoas reais, que fizeram o Judô se tornar uma arte marcial poderosa e difundida mundialmente.

O livro é uma verdadeira fonte de inspiração porque apresenta ao leitor exemplos de perseverança, honra, justiça, amor e confiança mútua essenciais à vida de um homem e que integram o código de honra dos samurais, respeitado pelos lutadores de arte marciais.

O livro não é vendido em qualquer livraria.

Comentários  e sinopse do lendário Yasuhiro Yamashita (oitavo Dan da Kodokan, Campeão Olímpico em Los Angeles 1984, quatro vezes campeão Mundial, conquistou o recorde de 203 vitórias e nenhuma derrota em toda sua carreira – 1977 a 1985).

Capa: Paperback (brochura)

Dimensões aprox.: 23 x 16 cm,

Número de páginas: 639

Preço: R$ 65,00.

Favor solicitar o livro para: contato@gmjb.org.br
por Nelson Dell’ Aquila

Nenhum comentário:

Postar um comentário